Cuidados com o carro: manter o carro com cara de novo sempre 5/8

Byadmin

Cuidados com o carro: manter o carro com cara de novo sempre 5/8

Como cuidar do motor do carro

O motor é o coração do veículo, e por isso esse componente tão importante merece atenção e cuidado redobrados. Cuidar do motor visando aumentar a sua vida útil é quase tão simples quanto dirigir. Zelar pelo propulsor do carro vai desde abastecer corretamente e trocar as marchas perfeitamente até levá-lo periodicamente às revisões.

Realizar a troca de óleo nos intervalos corretos é fundamental para a integridade do motor. O procedimento é rápido e fácil de ser realizado, e por isso não existe desculpa do proprietário por não fazê-lo. O lubrificante do motor é imprescindível para manter o correto movimento interno das peças e também limpá-lo de impurezas e limalhas. Por isso, é essencial que as trocas de óleo estejam sempre dentro dos prazos estabelecidos pelos fabricantes.

Importante: cada modelo tem um óleo específico, portanto sempre que for realizar as trocas, caso tenha alguma dúvida, verifique no manual do fabricante qual deve ser utilizado. Quando levá-lo para a troca de óleo, lembre-se sempre de certificar que irão colocar o lubrificante ideal para o motor do seu carro.

Assim como o nível de óleo do motor merece a atenção do proprietário, a água do radiador também carece de cuidados. Olhar e manter o nível do líquido de arrefecimento sempre no limite correto é fundamental para o bom funcionamento do motor. É indicado que a troca do fluido de arrefecimento, que é colocado juntamente com a água, seja realizada a cada 10 mil quilômetros. Lembre-se: o nível da água deve ser verificado sempre com o carro frio, e jamais abasteça o reservatório até o máximo.

Outra dica importante para cuidar do seu carro é em relação ao combustível utilizado. A cada 3 ou 4 tanques ou a cada dois meses, abasteça o veículo com gasolina aditivada. Esse tipo de combustível tem uma série de aditivos que ajudam na limpeza das partes móveis do motor e dos bicos injetores. Isso ajuda a retirar do motor os resíduos da combustão, garantindo a ele maior vida útil. Mas lembre-se, independentemente de qual combustível for colocar, seja ele gasolina comum ou aditivada, abasteça sempre em postos de confiança e que você conheça a procedência da gasolina, jamais coloque combustível somente pensando no preço. Colocar no carro um combustível de péssima qualidade pode trazer consequências graves ao motor.

Além desses cuidados com a manutenção do motor o proprietário deve ter atenção à forma de dirigir. Trocas de marchas realizadas corretamente é um simples hábito que evita desgastes na caixa de marcha. Portanto devem-se fazer as trocas suavemente e evitar grandes esticadas do motor. Outro hábito importante para manter o motor conservado é evitar aceleradas desnecessárias. Elas só servem para aumentar o consumo de combustível e o desgaste do propulsor. E um detalhe básico e que todos devem saber: jamais acelere o motor com o carro parado.

A vida útil do motor depende se como ele é cuidado, portando dê atenção ao propulsor de seu carro para evitar quebras e prejuízos.

 

Fonte: http://www.satcompany.com.br

About the author

admin administrator

You must be logged in to post a comment